quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O que é "Cycle Chic"?


Foto: Tessie27

“Cycle Chic” ou “Bicycle Chic” é a cultura que envolve a bicicleta e a moda.


Atualmente, o termo está associado ao ciclismo urbano praticado em várias cidades do mundo como Amsterdan, Basel, Berlin, Berna, Copenhagen, entre muitas outras, onde há um grande número de usuários da bicicleta como meio principal de transporte.

Em muitas cidades européias, bem como cidades na China e no Japão, o deslocamento por bicicleta é a escolha de transporte diário das pessoas, e muitos ciclistas optam por vestir suas roupas regulares do dia-a-dia, em oposição as roupas e acessórios geralmente associados com o ciclismo esportivo, tais como as próprias bicicletas, calças, luvas e sapatos.

Cycle Chic é uma tendência crescente e natural nas cidades que estão investindo em infra-estrutura para se tornarem amigas das bicicletas. Com a crescente popularidade dos programas de bicicletas comunitárias, tais como Velib em Paris o Bicing em Barcelona e o próprio UseBike em São Paulo, os cidadãos estão descobrindo a facilidade com que se pode andar em torno de sua cidade ou bairro, incluindo esse uso com suas roupas normais, em vez de roupas de ciclismo.

Como moda, várias celebridades são mostradas praticando o ciclismo urbano desta forma pelos meios de comunicação, o que acaba induzindo os outros a seguirem os seus exemplos.

A expressão "Cycle Chic" foi cunhada pelo cineasta e fotógrafo Mikael Colville-Andersen em Copenhagen em 2006. Chamado "O Sartorialist em duas rodas" pelo jornal The Guardian, Colville-Andersen defende normalizar o uso urbano de bicicletas e aumentar o número de viagens feitas diariamente nos grandes centros urbanos.

3 comentários:

  1. Sou eu!! hehe.. que legal... obrigada pela referência! Adoro essa tendência de Cycle Chic. Tem toda razão. Isso fica cada vez mais possível com a melhora da infra-estrutura.

    Menos carros. Mais Bicicletas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo blog. Que ele continue a crescer!
    Estou em Florianópolis, a fazer TCC do curso de moda, e como sou usuária de bicicleta como meio de transporte principal há 2 anos, e não poderia deixar essa minha outra paixão de lado nesta oportunidade do trabalho de conclusão de curso. Vou falar de vestuário para ciclousuários, e pelo jeito vou "usar" seu blog para ficar de olho no comportamento de moda dos ciclistas urbanos dessa selva-maluca-de-pedra, vulgo Sampa. Obrigada por criar esse blog, hehehe!
    Cicloabraço!

    ResponderExcluir